VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA OU MORAL CONTRA A MULHER.


 

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA OU MORAL CONTRA A MULHER.

Estima-se que uma mulher sofre violência psicológica ou moral a cada meia hora, segundo o Mapa da Violência Contra a Mulher (2018), da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Esses abusos emocional traz sérias consequências; pode resultar, por exemplo, em baixa autoestima, estresse intenso, ansiedade, depressão, entre outros transtornos, e até mesmo pensamentos suicidas. A verdade é que a violência psicológica é tão brutal, cruel, angustiante e dolorosa quanto a física ou mesmo a sexual. Agora está na lei, é crime. Sancionada pelo governo federal a Lei 14.188/21 que inclui no Código Penal o crime de violência psicológica contra a mulher, que, de acordo com o texto aprovado, consiste em causar dano emocional à mulher que a prejudique e perturbe seu pleno desenvolvimento ou que vise a degradar ou a controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que cause prejuízo à sua saúde psicológica e autodeterminação".

Se você está passando por isso, busque ajuda tanto de profissionais da saúde mental, como psicólogo e psiquiatra, é principalmente, as autoridades policiais. Ligue gratuitamente para todo o Brasil, ligue 180, na Central de Atendimento à Mulher: esse serviço de utilidade pública é voltado para o enfrentamento à violência contra a mulher, para escuta, orientação e acolhimento. Ele funciona 24h e todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CÓDIGO " S "

GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA EM AÇÃO: Equipe caveira do GTAM 01, captura indivíduo com duas armas de fogo.

SUBINSPETOR DA GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA JAQUES AGUIAR FALA SOBRE A SAÚDE MENTAL DOS NOSSOS GUARDAS MUNICIPAIS E POLICIAIS.