UM DEBATE A RESPEITO DO USO DAS CÂMERAS CORPORAIS NA SEGURANÇA PÚBLICA.

O IMPACTO DAS CÂMERAS CORPORAIS NAS AÇÕES DOS AGENTES DA SEGURANÇA PÚBLICA.



Após um feirante ter sido atingido por um disparo e morto durante confronto com os guardas municipais, na feira da rua José Avelino em 2021, vários foram os debates entre os parlamentares na Câmara Municipal de Fortaleza a respeito das ações da Guarda Municipal de Fortaleza. Um projeto foi apresentado pelo vereador Ronivaldo Maia (PT), na câmara Municipal de Fortaleza em 2021, para implantar câmeras de monitoramento individual no fardamento de guardas municipais. Segundo o projeto, ficaria obrigatório o monitoramento e registrada as ações individuais dos Guardas através de câmeras corporais que deveriam ser instaladas nos coletes, capacetes, escudos e outros, com capacidade de registrar tudo o que o agente vê, ouve, fala e faz. Lembrando que esse mesmo vereador foi autuado e preso em flagrante por tentativa de feminicídio ao atropelar uma mulher de 36 anos, que estava dentro do próprio carro do vereador, quando começou uma discussão entre o casal, segundo testemunhas  O caso ocorreu na noite da segunda-feira 29/11/2021,  no Bairro Conjunto Ceará.

Vejo como positivo do uso das câmeras corporais nos agentes da área da segurança pública, pois aumentaria a eficiência, a qualidade dos atendimentos das ações cotidianas e a transparência. Já são usadas por muitos países, como nos Estados Unidos e Canadá. Vai inibir e diminuir do uso da força desproporcional por parte de alguns agentes das forças de segurança pública,  por outro lado, as agressões e as mortes de agentes tendem a diminuir, as mortes talvez nem tanto, mas as câmeras nos uniformes ajudarão nas investigações para prender os criminosos. Infelizmente,  muitos agentes são mortos fora de serviço. 

Quanto ao uso das Câmeras nos uniformes dos guardas municipais do município de Fortaleza, vejo também como positivo. Os nossos "guardas" já trabalham sendo monitorados 24 horas, as Torres de Observação instaladas nas áreas mais "quentes" não só monitoram o dia a dia das pessoas, como também monitoram as ações dos guardas municipais. Além dessas câmeras, temos os celulares dos cidadãos, que ao presenciarem uma abordagem, fazem uso dos seus smartphones para registrar tais ocorrências. Autor: Francisco Sérgio da Silva Evangelista  - Especialista em Políticas e em Gestão em Segurança Pública e Subinspetor da GMF há 38 anos, na ativa 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CÓDIGO " S "

GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA EM AÇÃO: Equipe caveira do GTAM 01, captura indivíduo com duas armas de fogo.

SUBINSPETOR DA GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA JAQUES AGUIAR FALA SOBRE A SAÚDE MENTAL DOS NOSSOS GUARDAS MUNICIPAIS E POLICIAIS.