SERVIÇO DE SALVAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA: 66 ANOS SALVANDO VIDAS.

FUNDADORES DO SERVIÇO DE SALVAMENTO. DA DIREITA PARA A ESQUERDA: MÁRIO; SIGISNANDO; MONTENEGRO; DANILO PRIMEIRO; GÓIS; MANUEL LOBÃO; ABÍLIO; JOSÉ AIRTO; JOSÉ ALFREDO; VIEIRA PRIMEIRO; PEDRO GILSON; NOGUEIRA; CIRO E DANILO SEGUNDO:




DA SUA DIREITA PARA A ESQUERDA EM PÉ NO MICROFONE O CHEFE DO SALVAMENTO INSP. S. VIEIRA - INSP. J. PINHEIRO (JOSIAS) - INSP. BERNARDINHO (PINTO) - SI. ALCIR - INSP. ANÍSIO - SI J. HUMBERTO (DÃO) - INSP. PEDRO GILSON - SI. DA COSTA - SI. F. SILVA - SI. EDNARDO (FALECIDO) - SI. CÍCERO - SI MARIO (FALECIDO) - SI. NILTON - INSP. FELIPE - SI. ERIVALDO - SI. ANTÔNIO CARLOS - INSP. RAMOS (ALENCAR) - SI. MARIANO - INSP. CARDOSO E O ÚLTIMO SENTADO A SUA DIREITA O SI. RIBEIRO:

                                 VÍDEO: SER UM SALVA VIDAS É UM DOM.

ETIMOLOGIA DA GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA: PARTE 3; CRIAÇÃO DO SERVIÇO DE SALVAMENTO.

Fortaleza, 18 de novembro de 2017.

Autor: Francisco Sérgio da Silva Evangelista - Pós Graduado em Políticas e em Gestão em Segurança Pública - Pós Graduado em Policiamento Comunitário e Subinspetor da GMF há 34 anos.

O mar sempre exerceu uma enorme influência sobre a humanidade. Com o passar dos tempos, o mar foi sendo utilizado como fonte de lazer e também de grandes tragédias por afogamentos, evitadas, muitas vezes, por populações costeiras que, conhecedores do mar e de seus segredos, agiam no socorro de afogados. As primeiras organizações de salva-vidas no mundo tiveram origem na França, com a Societé Centrale de Sauvatage de Naufragés, em 1865 e os Hospitaliers Sauvateurs Bretons, em 1873. Em Fortaleza, a atividade teve seus primórdios em voluntários, oriundos da população litorânea como os pescadores, um trabalho voluntário reconhecido públicamente pela coragem e espírito de humanidade. Vamos agora tentar relatar um pouco do histórico do Serviço de Salvamento da Guarda Municipal de Fortaleza. Antes vamos refletir o que um dos antigos salva vida relata sobre sua função;
“Hoje eu posso dizer que a minha vida é o mar. É isso que gosto e sei fazer. Acho que não existe melhor sensação do que você conseguir tirar da água uma pessoa que estava se afogando, mesmo sem saber quem é”
Com esse emocionante relato, o Serviço Municipal de Salvamento foi criado em 1968, mais precisamente em 12 de dezembro, conforme a Lei n• 3.663 e publicado no Diário do Poder Executivo de número 409z do dia 17/12/1968. Neste mesmo ano, a Guarda Municipal de Fortaleza já tinha mudado sua nomenclatura para Departamento de Vigilância do Município conforme  a  Lei  municipal  nº.  3.557 publicada  no  Diário  Oficial  do  Município  nº   3.956  de  02/07/1968. O Serviço Municipal de Salvamento na época de sua criação ficou incluído na estrutura administrativa do Departamento de Vigilância Municipal ao qual era subordinado a Secretaria Municipal de Serviços Urbano. Segundo o Inspetor Abílio, um dos mais antigos salva vidas, o Serviço Municipal de Salvamento teve como seu primeiro comandante um marinheiro afastado da Marinha Brasileira o preparador físico conhecido como Marçal, o segundo e o terceiro foram respetivamente, os servidores Celestino e o Insp. Leônidas, na qual tive a oportunidade de conhecê-los. O atual chefe do Serviço de Salvamento é o Insp. S. VIEIRA. O Serviço Municipal de Salvamento na época foi formado com 25 (vinte e cinco) guardas vidas e incumbiu a esses guerreiros a vigilância e salvamento nas praias de Fortaleza. Em 1995, foi firmado um acordo entre o Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará e a Guarda Municipal de Fortaleza para trabalharem em parceria.  Em 2005, o Serviço de Salvamento recebeu uma nova nomenclatura denominada de “Pelotão de Salvamento Aquático” e com um contingente de 42 salva vidas para cobrir um trecho da praia do Náutico até a praia da Barra do Ceará, e lagoas, em uma escala de sábados, domingos e feriados. Atualmente, segundo o Inspetor S. Vieira, chefe do Pelotão de Salvamento Aquático, o trabalho hoje é realizado com uma equipe 82 salva vidas.
A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 7º, Capítulo II, dispondo sobre  os  direitos sociais,  estabelece: “São  direitos  dos  trabalhadores  urbanos  e  rurais,  além  de  outros  que  visem  à melhoria  de  sua  condição  social  -  Item  XII  :  Redução  dos  riscos  inerentes  ao trabalho,  por  meio  de  normas  de  saúde  ,  higiene  e  segurança”.  Os Salvas Vidas são os que mais colocam suas vidas em risco permanentes, necessitando das Instituições equipamentos completos como uniformes, flutuadores, binóculos, pranchões, apitos, bote infláveis com motor, coletes, cordas de náilon, bóias salva vidas e o protetor solar, um item indispensável para proteção da pele contra raios solares, as consequências do não uso do protetor solar é hoje sentida por alguns salva vidas que apresentam já um quadro avançado de câncer de pele. Além desta triste realidade, gostaria de chamar atenção das mortes por infarto destes profissionais, segundo o salva vida Subinspetor Montenegro, que, infelizmente, não foi promovido a Inspetor com 42 anos de serviço por causa da falta de critérios legais no processo de promoção em dezembro de 2012, ele acredita que a causa de tantos infartos estejam ligado aos " esforços físicos que estes servidores exerçam no cumprimento de suas funções ".  Não sou especialista na área da saúde, no entanto, concordo com ele, além do esforço físico no ato do resgate, uma escala de serviço excedente contribuir para este quadro negativo de mortes por infartos.

VÍDEO: A MISSÃO DE SALVAR E A CHEGADA HORA DA APOSENTADORIA. 



VÍDEO O SERVIÇO DE SALVAMENTO DA GMF EM AÇÃO





ABERTURA DA PRIMEIRA PROVA DE NATAÇÃO DE 21 Km  DO CAIS DO PORTO À BARRA DO CEARÁ. NA FOTO SÃO Cel. TEIXEIRA, NO MEIO O INSPETOR ABÍLIO e NA OUTRA PONTA Cap. ERIALDO;

 
INSPETOR ABÍLIO CHEGANDO EM SEGUNDO LUGAR:
Observação; Segundo o Inspetor Abílio deixou o primeiro ganhar porque era aniversario dele, para a festa ficar melhor e mostra o sentimento de camaradagem e solidariedade que une colegas.


PRIMEIRO DESFILE DA GMF : NA FOTO INSPETORES S. VIEIRA E ABÍLIO.






















AS GUERREIRAS DO SERVIÇO DE SALVAMENTO DA GMF








SERVIÇO DE SALVAMENTO DA GMF FAZENDO UM SALVAMENTO NA BARRA DO CEARÁ:





LEI QUE CRIOU O SERVIÇO MUNICIPAL DE SALVAMENTO:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CÓDIGO " S "

GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA EM AÇÃO: Equipe caveira do GTAM 01, captura indivíduo com duas armas de fogo.

SUBINSPETOR DA GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA JAQUES AGUIAR FALA SOBRE A SAÚDE MENTAL DOS NOSSOS GUARDAS MUNICIPAIS E POLICIAIS.