XI LANTERNAS PELA A PAZ


XI LANTERNAS PELA A PAZ
Para conquistar a paz, muitas vezes, o homem é levado a agir de forma violenta, como ocorre nas guerras. A frase “Si vis parce, para bellum ", traduzidindo para o português, " Se queres paz, prepara-te para a guerra ",  do escritor Romano Publius Flavius Vegetuis Renatus, tem justificado séculos de violência na busca pela paz. O movimento “XI LANTERNAS PELA A PAZ" é realizado todos os anos na Lagoa do Opaia, localizada no bairro da Vila União, para homenagear as vitimas das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki e chamar atenção da violência e da criminalidade no nosso país.  O Brasil é líder mundial em homicídios, são quase 60 mil assassinatos por ano, para se ter uma ideia, de todos homicídios do mundo, o Brasil corresponde à 10% dos assassinatos e a arma de fogo é usada para a maioria dos crimes. O movimento LANTERNAS PELA A PAZ, também chama atenção dos assombrosos e espinhosos números da violência e da criminalidade no estado do Ceará e em especial na capital Fortaleza. Nos últimos anos, lideramos os rankings das pesquisas nacional e internacional de violência e da criminalidade. Para termos uma ideia, em janeiro de 2017, foram mais de 11 homicídios por dia, contabilizando 349 assassinatos, sendo, só em Fortaleza foram 123 homicídios, isto é, mais de 4 homicídios por dia ou a cada seis horas um assassinato nas ruas mais movimentadas de Fortaleza e nos becos das periferias. Dos 377 homicídios no mês de abril em todo estado, só em Fortaleza foram 140 homicídios, isto é, mais de 4 assassinatos por dia, ou, menos de seis horas uma morte violenta em Fortaleza.
Disseminar a paz é um desejo de todos nós e o movimento " LANTERNAS PELA A PAZ " tem este objetivo, o evento é organizado todos os anos pelo Centro de Valorização pela a Vida (CVV) e pela Associação de Moradores do Bairro Vila União e seus parceiros. Infelizmente, as parcerias são pouquíssimas, estive pessoalmente no evento com minha filhinha de cinco anos e sendo um conhecedor da causa e especialista em Políticas e em Gestão em Segurança Pública deu pra observar que o movimento, apesar de ter mais de uma década, as parcerias são pouquíssimas, principalmente, da comunidade e do poder público. No entanto, o movimento “LANTERNAS PELA A PAZ” é um pequeno passo para buscar a paz sem precisar de guerra, só com velas, simbolizando a vida.  Autor: Francisco Sérgio da Silva Evangelista - Pós Graduado em Policiamento Comunitário e Pós Graduado em Políticas e Gestão em Segurança Pública.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CÓDIGO " S "

GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA EM AÇÃO: Equipe caveira do GTAM 01, captura indivíduo com duas armas de fogo.

SUBINSPETOR DA GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA JAQUES AGUIAR FALA SOBRE A SAÚDE MENTAL DOS NOSSOS GUARDAS MUNICIPAIS E POLICIAIS.