PARABÉNS A TURMA DE 1988 PELOS SEUS 35 ANOS DE SERVIÇO PELA A GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA.




PARABÉNS A TURMA DE 1988 PELOS SEUS 35 ANOS DE SERVIÇO PELA A GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA.

PARABÉNS A TODOS OS SERVIDORES DO PRIMEIRO CONCURSO DA GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA PELOS SEUS 35 ANOS DE TRABALHOS, DEDICAÇÃO E CORAGEM. Conhecidos também como os CARCARÁ.

O Blog: Segurança Pública: Direito e Responsabilidade de todos,   PARABENIZAMOS a todos os servidores do primeiro concurso,  também conhecida por representarem a segunda geração. A primeira geração são os servidores de função, os que ingressaram antes da Promulgação da Constituição de 1988

É importante relembrar um pouco da nossa história, para concentizamos a importância e a relevância do primeiro concurso da  nossa Instituição, em uma época de ditadura e redemocratização no nosso Brasil. Com o Decreto Federal nº 1.070 de 30/12/1969 que retirou dos municípios o direito de exercer Segurança Pública, as Guardas Municipais mudaram  as  terminologias, isto é, foi extinta a nomenclatura " Guardas Municipais ". No entanto,  antes  dos  Decretos  Federais  serem  editados, em 1968, o então  prefeito  de  Fortaleza  Engenheiro  José  Walter  Cavalcante  criou  a  Lei  municipal  nº.  3.557 publicada no Diário Oficial do  Município  nº   3.956  de  02/07/1968, criando  o  Departamento  de  Vigilância  do Município e extinguiu a Guarda Municipal de Fortaleza, época em  que éramos conhecidos como " RAPA ", ingressei nessa época,  em 1984. Em 5  de  Dezembro  1985, é  editada  a  Lei  nº  6.038  publicada  DOM  nº.  45.569, extinguindo o Departamento  de  Vigilância  Municipal,  e  criando a Guarda Civil de Fortaleza na gestão do Prefeito  de  José  Maria  de  Barros Pinho. Em 1986 assume a primeira mulher Prefeita de Fortaleza Maria Luiza Fontenele e no ano seguinte ela autoriza o primeiro concurso público  da  Guarda  Civil  de  Fortaleza,  para  preenchimento  dos  primeiros  quatrocentos  e cinquenta  (450)  cargos  da  repartição,  sendo  quatrocentas  (400)  vagas  para  homens  e cinquenta  (50)  vagas  para  mulheres. Em 20 de abril de 1988 sair o edital do primeiro concurso da Instituição e um dos primeiros concursos no Brasil, em uma época em que o país ainda sofria com os males da ditadura e começava a sua redemocratização. O primeiro concurso fica também muito marcado pela importância do ingresso das primeiras mulheres na área da Segurança Pública. No Brasil, o ingresso das mulheres na segurança pública só se deu em meados da década de 1980. Para efeitos históricos, a Guarda Municipal de Fortaleza foi à primeira Instituição na área da Segurança Pública do Estado do Ceará a abrir concurso público para o ingresso de mulheres. Em comparação com a Polícia Militar do Estado do Ceará, que só abriu concurso público para mulheres em 1994. Particularmente, participei da parte final o processo da elaboração do primeiro concurso, xerocando uma parte das provas  A Guarda Municipal de Fortaleza, que na época, era denominada Guarda Civil de Fortaleza que foi  comandada pelo o Capitão Messias, diretor Geral. Autor: Francisco Sérgio da Silva Evangelista  -  Pós Graduado em Politicas e Gestão em Segurança Pública e Subinspetor da GMF há 39 anos, e, responsável pelo o BLOG: www.subinspetorsergiogmf.com

































INSPETOR EPIFÂNIO DA GMF
















Comentários

  1. Sub, com a aposentadoria desta turma de 88 acredita que mais pessoas poderão ser chamadas alem das 1000 vagas ofertadas nesse atual concurso da guarda?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CÓDIGO " S "

GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA EM AÇÃO: Equipe caveira do GTAM 01, captura indivíduo com duas armas de fogo.

SUBINSPETOR DA GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA JAQUES AGUIAR FALA SOBRE A SAÚDE MENTAL DOS NOSSOS GUARDAS MUNICIPAIS E POLICIAIS.